quinta-feira, 25 de junho de 2020

SC registra maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas desde o início da pandemia

Santa Catarina tem 20.921 casos confirmados de coronavírus, incluindo 279 mortes, segundo o boletim divulgado pelo governo de Estado na noite desta quarta-feira (24). Do total de contaminados, ao menos 16,3 mil conseguiram se recuperar da doença.

O aumento foi de mais 16 mortes e 1,6 mil casos em 24 horas. São 10 homens e seis mulheres e uma delas tinha 33 anos, a mais jovem das vítimas. A taxa de letalidade pelo coronavírus em Santa Catarina é de 1,33%.

Entre as pessoas que morreram estão 12 idosos. O governo não detalhou se eles tinham ou não problemas de saúde que poderiam agravar com o coronavírus. Veja abaixo:

Três moradores de São José, na Grande Florianópolis, sendo uma mulher de 80 anos e dois homens de 75 anos.
dois moradores de Biguaçu, também na Grande Florianópolis, sendo dois homens de 45 e 68 anos;
um morador de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, de 87 anos;
uma mulher de 53 anos, moradora de Lajeado Grande, no Oeste catarinense;
um morador de Chapecó, no Oeste, de 69 anos;
dois moradores de Xaxim, no Oeste: Uma mulher de 68 anos e um homem de 61 anos;
um homem de Itajaí, no Vale, de 52 anos;
um morador de Navegantes, no Litoral Norte, de 63 anos;
uma moradora de Araranguá, no Sul do estado, de 71 anos;
três moradores de Joinville, no Norte catarinense: Duas mulheres de 33 anos e 63 anos e um homem de 91 anos. Os três estavam internados em hospital público e tinham comorbidades, segundo a prefeitura de Joinville. A mais jovem tinha histórico de lúpus, nefrite, síndrome de Guilain-Barré e hipertensão.
O número de cidades com ao menos um registro de morte por Covid-19 subiu para 80 e Lajeado Grande entrou na lista. Joinville é a que tem mais mortes: São 33.

Mais um município foi contabilizado pelo governo com registro de pelo menos um caso de Covid-19: Rio dos Cedros, no Norte. Na terça (23), São Cristóvão do Sul e Lacerdópolis, no Oeste,.também entraram na lista que tem mais 260 cidades.

Chapecó, no Oeste, continua sendo o local com mais casos de Covid-19: são 2.287 diagnosticados, seguida de Itajaí, no Vale, que tem 1.462 casos. A capital é a terceira com mais casos, sendo 1.208.

Concórdia, no Oeste, Joinville, no Norte, e Blumenau, no Vale, também registram mais de mil casos da doença. As demais cidades catarinenses têm menos de mil casos de coronavírus confirmados, segundo dados do governo estadual.

Do total de pessoas infectadas, 42 mil seguem sendo monitoradas pela vigilância de saúde. Há 237 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Covid-19 ou suspeita dela e a taxa de ocupação é de 64%.

Cirurgias eletivas suspensas mais uma vez

Ainda nesta quarta-feira (24) a Secretaria de Estado da Saúde divulgou que as cirurgias eletivas foram novamente suspensas por 30 dias, por causa do aumento de casos de coronavírus registrados nos últimos dias. A portaria publicada do Diário Oficial de terça-feira (23) afeta os procedimentos de média e alta complexidades que precisam de anestesia geral.

Os casos de urgência serão mantidos, assim como cirurgias que se não forem realizadas, podem deixar sequelas no paciente. As cirurgias que precisam de anestesia local ou na região seguem sendo feitas, mas os hospitais devem limitar a 50%, como já vinha sendo feito desde maio.

É a segunda vez desde o início da pandemia que o estado suspende cirurgias eletivas. Os procedimentos tinham sido retomados em 20 de maio, após dois meses suspensos.

Ainda segundo a portaria, por conta da alta demanda nacional e internacional,os hospitais vêm enfrentando desabastecimento de anestésicos e bloqueadores neuromusculares, que também são necessários para os casos mais graves de Covid-19 e por isso devem manter o Estado informado sobre seus estoques de insumos e medicamentos.

Fonte: G1/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário