quinta-feira, 11 de junho de 2020

Possível tornado causa destruição e deixa desalojados no Oeste

Uma forte tempestade com ventos intensos atingiu as cidades de Descanso e Belmonte, no Oeste catarinense, e deixou um rastro de destruição na tarde desta quarta-feira, dia 10. A suspeita é que o fenômeno tenha sido um tornado.

Conforme divulgou a Defesa Civil na noite desta quarta-feira, os ventos destruíram residências, uma escola, um ginásio e galpões. A tempestade também derrubou árvores e postes de energia elétrica, e diversas famílias ficaram desalojadas, sendo abrigadas na casa de parentes. A tempestade iniciou por volta das 17h15min. Estima-se que os ventos tenham se aproximado dos 130 km/h.

Até o início da manhã desta quinta-feira, dia 11, não havia informações sobre feridos.

Além de Descanso e Belmonte, as duas cidades mais atingidas, também foram registrados estragos em Ipuaçú, Campos Novos, Coronel Freitas, Águas de Chapecó, São Carlos, Nova Itabeiraba, Saudades, Cunha Porã, Irani, Iporã do Oeste.

Equipes da Defesa Civil atuam desde o começo da noite de quarta para prestar apoio. Lonas, telhas e colchões são distribuídos para as famílias afetadas. Um levantamento mais detalhado sobre os estragos deve ser divulgado nesta quinta.

Segundo o órgão, há dificuldade para acessar locais atingidos pelo possível tornado por conta da distância de algumas comunidades e da queda de postes e árvores.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, os meteorologistas estão analisando imagens dos radares meteorológicos e do levantamento de danos para definir o que ocorreu em Belmonte e Descanso.

Existe a suspeita de possível tornado ou micro explosão, mas o fenômeno apenas poderá ser classificado após avaliação que será realizada durante a manhã desta quinta-feira nos locais atingidos.


Com informações do Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário