segunda-feira, 8 de junho de 2020

Governador de SC participa de festa em hotel durante pandemia

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), no que seria uma festa junina neste fim de semana em um hotel de Gaspar, no Vale do Itajaí, durante a pandemia do novo coronavírus. Nas imagens, ele aparece sem máscara e em um ambiente com aglomeração. Pelas regras da portaria número 244/2020, no estado os hotéis devem fechar as áreas de convivência e oferecer alimentação apenas via serviço de quarto.

A assessoria de comunicação do governo afirmou em nota que o governador realmente esteve hospedado em um hotel em Gaspar neste fim de semana. Segundo a assessoria, no momento em que o governador jantava, um hóspede que fazia uma apresentação musical mencionou a presença dele, que passou a ser procurado por outras pessoas em sua mesa e, por cortesia, interrompeu por um momento a refeição e conversou brevemente com algumas delas.

Na declaração, o governo disse que todas as normas de segurança foram observadas por Moisés, assim como pelo estabelecimento em que ele se hospedou, que respeitou a limitação na ocupação máxima em razão da pandemia.

O hotel informou que estava com 120 hóspedes na casa, o que equivale a menos de 30% de ocupação, e que todas as normas estavam sendo cumpridas. Segundo eles, a decoração é porque o hotel é temático.

Em Santa Catarina, os hotéis foram autorizados pela portaria a reabrir em 13 de abril com diversas regras. Além das normas já mencionadas, os estabelecimentos só podem ter até 50% da lotação máxima. O decreto de calamidade pública do estado também proíbe que sejam realizados shows que resultem em reunião de público.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde e especialistas, aglomerações facilitam a propagação do novo coronavírus. Para conter a disseminação do vírus, a recomendação é o isolamento social.

O estado tem 11.565 casos confirmados de coronavírus, com 171 mortes, conforme divulgado em boletim do governo do estado no final da noite deste domingo (7). Gaspar tem 56 pacientes da doença.

Fonte: G1/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário