terça-feira, 19 de maio de 2020

Biovittal Laboratório realiza teste para detectar Coronavírus

A Pandemia do coronavírus, que começou a atingir o país no começo do ano, tem gerado preocupação na população. Vários métodos já foram adotados para evitar a propagação do vírus, que pode ser transmitido através de expelidas do nariz e da boca, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

Entre os testes realizados, o método PCR é o principal para detectar o novo coronavírus (Covid-19) por se tratar de um exame que pode ser realizado já durante o aparecimento dos primeiros sintomas. 

“O PCR, que é o exame com maior confiabilidade no resultado e o mais preciso para diagnosticar a doença. É um exame padrão ouro, feito a partir da coleta e análise de amostras colhidas através do nariz e garganta do paciente, (naso/orofaringe)”, explica o Biomédico responsável técnico do laboratório Biovittal, Samuel Pilatti.

Além do PCR, também pode-se detectar a doença através do exame de sorologia IGG/IGM, que é realizado através de coleta sanguínea e é recomendado para 10 dias após o início dos sintomas. 

"A sorologia é feita a partir de coleta sanguínea. Nesse teste é avaliada a questão imunológica do corpo em relação ao vírus. Se o teste não for realizado dentro do período indicado, pode gerar um falso resultado negativo e por isso é muito importante seguir a recomendação", explica o farmacêutico do Biovittal, Tiago Grando Dozza.

O Biovittal é o único laboratório de Análises Clínicas de Erval Velho que realiza a coleta para os dois exames. O resultado fica pronto em 4 dias e, durante esse tempo, o paciente deve ficar isolado. As coletas são feitas em casa e devem ser agendadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário