sexta-feira, 17 de abril de 2020

Governo de SC anuncia contratação de até 10 hospitais de campanha para pacientes de coronavírus

O governo de Santa Catarina anunciou nesta quinta-feira (16) a contratação de até 10 hospitais de campanha com expectativa de 1 mil leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com coronavírus no estado. Segundo o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), a licitação será lançada no modelo de pregão e substitui edital anterior, disparado para aquisição de um único hospital em Itajaí.

Moisés explicou que a mudança na decisão teve como base dois vetores: a análise da curva de mortes e avanços da Covid-19 em território catarinense, após os 30 dias de isolamento social, e as contratações de hospitais privados para leitos de UTI, que se concretizaram na última quarta-feira (15).

- Saímos na frente, os gráficos mostram que não tivemos aceleração considerável de óbitos e casos confirmados. Isso nos dá tempo para programar ações - explicou.

Conforme Moisés, são 281 novos leitos de UTI e mais 100 leitos bloqueados na rede hospitalar. Com isso, Santa Catarina conta com 381 leitos para atender pacientes infectados pelo coronavírus e com agravamento no quadro de saúde.

- Desse total, temos apenas 62 leitos ocupados e com uso de ventilação mecânica. Corresponde a 16% dos leitos disponíveis. Após 30 dias de esforço nos dá condição de fazer contratação de hospitais de campanha em forma de pregão, ao invés de dispensar licitação, como havia sido feito - esclareceu. 

Balanço em SC

Apesar do quadro ser avaliado como positivo pelo Estado, por levar em consideração a letalidade entre as pessoas contaminadas, o número de pacientes que tiveram diagnóstico positivo para a doença continua a subir. São 45 casos e uma morte a mais nesta quinta-feira, em relação ao dia anterior. 

Com isso, Santa Catarina tem um total 926 pacientes contaminados pela Covid-19 e 30 óbitos. A morte é de um homem de 49 anos, de São José, na Grande Florianópolis, com comorbidades. A atualização também foi feita por Moisés. 

- Santa Catarina caminha em uma proporção razoável. Aqui, a notícia boa é que temos alta para enfermaria, o que consideramos como cura, porque basta evolução para ter alta e o número de pessoas que se recuperam está superando - comemorou o governador.  

​VÍDEO: grupo atira com pistola em sacada de apartamento na Praia Brava em Itajaí​

Segundo números do Estado, 129 pessoas que estiveram em UTI por causa da doença já deram alta. Atualmente, são 98 pessoas hospitalizadas em leitos de alta complexidade e 67 com uso de respiradores. 

Fonte: NSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário