segunda-feira, 16 de março de 2020

Secretaria de Saúde investiga dois casos suspeitos de CORONAVÍRUS em Joaçaba


A Secretaria de Saúde do município de Joaçaba confirmou no início da tarde desta segunda-feira (16) que está investigando dois casos suspeitos de CORONAVÍRUS. São dois pacientes, na faixa etária de 30 a 40 anos, que estiveram na Europa, em áreas de risco, e que apresentaram os sintomas característicos da doença. De acordo com o Secretário de Saúde, Valmor Reinsdórfer, um dos pacientes esteve há poucos dias nos EUA. O outro ele não soube informar em que país esteve.

Os pacientes foram atendidos, passam bem e foram orientados a ficar em quarentena em casa. Eles estão recebendo acompanhamento de equipes de profissionais da Vigilância Epidemiológica. Material para exame foi coletado e está sendo encaminhado para o Laboratório Central (LACEN) em Florianópolis. O resultado deverá sair na quarta-feira. As duas pessoas são moradores de Joaçaba. Elas foram orientadas a não sair de casa, bem como seus familiares. Um dos suspeitos procurou por atendimento no sábado e o outro nesta segunda-feira.

Uma reunião ainda hoje vai acontecer com com os gestores do Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST) e também com os Secretários de Saúde da AMMOC a fim de montar um comitê de crise e definir algumas estratégias, pois há uma tendência de novos casos surgirem nos próximos dias.

SINTOMAS
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. 

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

Febre.
Tosse.
Dificuldade para respirar.

Fonte: Marcelo Santos /Rádio Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário