quarta-feira, 25 de março de 2020

Barreiras sanitárias em Campos Novos iniciam às 13h desta quarta

Iniciam nesta quarta-feira (25), as barreiras sanitárias, em dois acessos da cidade de Campos Novos, das 13h às 19h. Após este horário e até ás 7h do dia seguinte, a barreira ficará desfeita.

A partir deste dia 25, por tempo indeterminado, e em função da Pandemia Global de Covid 19, a operação será mantida.

Segundo o prefeito, Alexandre Zancanaro, o objetivo é fazer um controle sanitário de quem acessa à cidade, de modo a monitorar possíveis sintomas que possam vir a apresentar contágio com o Novo Coronavírus.

Nos trevos da BR 282, na altura da Copercampos e BR 470, na altura da Gerwal, os únicos acessos que estarão abertos, dois funcionários da Saúde, aplicarão um questionário, que segundo a prefeitura será ágil.

Um policial militar e um membro da Guarda Municipal Patrimonial darão apoio na barreira sanitária. Nos outros acessos, a prefeitura está colocando bloqueios de concreto móvel.

Cenário

Campos Novos não tem casos confirmados de COVID 19. Os testes de dois pacientes, cujas amostras foram encaminhadas domingo, devem ficar prontos no final de semana, prevê a prefeitura. São de 5 a 7 dias para serem liberados, mas tem demorado mais.

Um dos dois pacientes internados no Hospital Dr José Athanázio com suspeita de Coronavírus, um homem jovem, que estava em São Paulo, evoluiu bem, foi liberado e está em casa em quarentena.

A outra paciente, uma mulher de 52 anos, se recupera no hospital, visto ter passado por um transplante. Estava com sintomas de gripe, mas também tem evoluído bem, segundo a prefeitura.

Rezemos por eles....

Monitorados

Passou de 43 para 88 o número de casos monitorados em Campos Novos, de segunda para ontem. A posição foi apresentada às 19h30.

De acordo com o prefeito, não se tratam necessariamente das mesmas pessoas que já estavam em monitoramento desde o início do isolamento social, mas 23 delas foram liberadas e outras entraram na lista da Secretaria de Saúde.

Os testes só serão realizados com pessoas internadas e com sintomas compatíveis com o vírus.

Leitos

O Hospital Dr José Athanázio dispõe de quatro respiradores, que foram requisitados pela prefeitura para serem mantidos na unidade hospitalar, já que o governo do estado estava requisitando todos os respiradores para depois distribuir no Estado.

Segundo o prefeito, os equipamentos serão comprados e um gasômetro será locado.

O hospital tem 81 leitos no total, 10 já reservados para internamento por suspeita de Coronavírus e com possibilidade de ser ampliado para os outros leitos.

Uma ala de semi-intensivo está sendo montada, com quatro respiradores, equipamento essencial para os casos mais graves.

A Defesa Civil municipal acionou uma empresa entregadora de concreto, para que continuasse as obras físicas de construção da UTI, para que as obas não paralisassem. Não há previsão de a UTI operar, pois após a conclusão das obras físicas, a prefeitura terá que dispender recursos para equipamentos e também as lideranças insistirem com os representantes no Estado e País, para liberar recursos. A outra etapa será convencer o Estado a credenciar a unidade pelo SUS.

É possíve... com decisão, unidade de propósitos e prioridade.

Fonte: Rádio Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário