terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Perdas na agricultura de Erval Velho podem ultrapassar 30% se não chover nos próximos dias

Plantação de milho-Linha Canhadão/Erval Velho
O município de Erval Velho está passando por uma fase muito crítica devido a falta de chuvas, tanto no interior quanto na cidade.

Na última segunda-feira, dia 17, a Prefeitura Municipal decretou Situação de EMERGÊNCIA após uma reunião com a presença da  Defesa Civil Municipal, Secretaria de Agricultura e Saneamento Ambiental, EPAGRI e CASAN. A Rádio Erval FM não foi convidada para esta reunião mas em compromisso com a população ervalhense, nossos ouvintes, fomos atrás de maiores informações que levaram a ser decretada situação de Emergência no município.

Os dados a seguir foram coletados pelo jornalismo da Erval FM, os quais  revelam que no momento as perdas chegam a 30% no geral, contando todas as culturas de grãos produzidas no município, Produção de Leite e de Gado de Corte.

Em entrevista nesta terça-feira (18), o Engenheiro Agrônomo da EPAGRI, Sr. Darci Galio afirmou que as perdas estão ocorrendo. ''As perdas estão ocorrendo já e se continuar essa situação de estiagem de agora em diante, as perdas vão ser cada vez maiores'', relatou Darci.

Ainda segundo o Engenheiro, o  milho plantado um pouco antes da época teve perdas menores mas na segunda safra se não chover nos próximos dias, as perdas serão expressivas. Já a grande maioria do soja, implantado mais tarde, está no momento em fase de florescimento ou enchimento de grãos, caso que necessita de chuva urgente, mas se não chover em quinze dias, não será mais possível recuperá-lo.

'' A questão do leite está diminuindo bastante em função das pastagens e também de bovinos de corte. Então  nós chegamos a conclusão ontem (segunda-feira) que por enquanto as perdas chegam a 30% no geral, mas se não chover em poucos dias essas perdas vão ser bem maiores'''', afirmou Darci.

Água da CASAN

A Rádio Erval FM procurou a CASAN nesta terça onde a mesma relatou que continuará com manobras nos registros durante a noite para que os níveis dos reservatórios aumentem e possam atender a população durante o dia. Ainda dois poços continuam trabalhando 24 horas por dia e somente um é desligado pela noite.

Abaixo algumas fotos que mostram o quanto a estiagem está afetando o município de Erval Velho.


ALAGUE:



Rio que passa pelo centro. Vídeo realizado próximo a Gruta Nossa Senhora de Lourdes:



Rio Porteira Velha, localizado perto do Poço 1 as margens da BR-282.



Por: Yuri Ferrari/Rádio Erval FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário