quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Músico joaçabense participa de festival na Itália com música de própria autoria


O músico joaçabense André Luiz Nunes da Silva, participou da 9ª edição do festival de música Fiato al Brasile, que aconteceu de 02 a 11 de fevereiro, na cidade de Faenza na Itália.

André teve a oportunidade de participar como um dos 7 compositores convidados para produzir obras baseadas em Mito poemas Yanomami, sendo essas apresentadas em um espetáculo único no grande concerto final do festival.

André Luiz afirma ter sido uma experiência muito importante para a formação como músico, cantor, compositor e regente, já que, além de compor uma das peças apresentadas no festival, teve também a oportunidade de reger a obra “A Lua” do compositor José Gustavo Emboaba. Além disso, André também regeu outras duas músicas em um concerto clássico: Bärmann “Adágio for clarinet and strings”, e “Duettino” de Doppler sob orientação da professora e regente Cristina Emboaba.

No festival ainda teve a oportunidade de participar de um workshop de regência com maestro Jacopo Rivani, professor e regente da scuola di musica Sarti.

 “Retornar ao festival pela segunda vez com a possibilidade de ter uma obra apresentada no espetáculo final é incrível, é algo que fortalece cada vez mais o desejo de prosseguir compondo e apresentando música autoral [...] vale também o intercâmbio cultural, pois nós alunos ficamos hospedados na casa de famílias italianas, e essa é uma experiência inesquecível” diz André Luiz.

Participaram do festival 7 compositores brasileiros, são eles: André Luiz Nunes da Silva, Cristina Emboaba, José Gustavo Emboaba, Lucas Pigari, Rafael Fortaleza, Vinicius Manhães e Vitor Zafer.

 Organizado pela Scuola di musica Sarti, o festival Fiato al Brasile acontece anualmente na cidade de Faenza, região da Emília Romana, na Itália, promove intercâmbio cultural entre músicos brasileiros e italianos através de concertos e aulas.

A direção do festival é realizada pela professora Martina Drudi (Sarti) e pelo idealizador do evento José Gustavo Julião de Camargo (USP). Neste ano participaram 6 alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) do curso de regência da professora Cristina Emboaba, juntamente com os professores Luiz Fiaminghi e Valéria Bittar; Instituto federal de Santa Catarina, com o professor Ramiro Costa; alunos da escola Alma (Ribeirão Preto); Universidade de São Paulo (USP); e 4 estadunidenses de Ohaio com o professor Harvey Thurmer (Miami University).

Veja ainda:

 O artista André Luiz vem promovendo na cidade de Joaçaba um movimento autoral forte com o espetáculo entitulado “Projeto Na Teia” que envolve a obra de compositores da região do Vale do Rio do Peixe. No segundo semestre deste ano (2020) acontecerá a 4ª edição do projeto no Teatro Alfredo Sigwalt com data a confirmar. Fique por dentro através do portal Éder Luiz e das redes sociais do projeto: @projetonateia




 Contato:

E-mail: alnspiano@gmail.com

Instagram: @andreluizlns

Fonte: Éder Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário