quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Instabilidade e chuvas isoladas nesta quarta-feira em SC

Segundo a estação meteorológica da Epagri/Ciram, que fica na cidade, nas últimas 24 horas, choveu 222 milímetros, em Garuva, o previsto pro mês de fevereiro inteiro. Os rios Três Barras, Quiriri e Guilherme transbordaram, ruas e casas do Centro e de pelo menos outros três bairros ficaram alagadas. Durante a noite, a prefeitura usou máquinas pra abrir bocas de lobo e tentar fazer a água escoar.

A previsão para a semana já indicava a chuva que caiu nessa terça, mas, de fato, choveu mais do que o previsto pelos meteorologistas. Isso porque as áreas de instabilidade ganharam força por causa de um arranjo entre dois sistemas meteorológicos que estão atuando na costa brasileira.

Juntos, eles formaram o que eu chamo de uma engrenagem de umidade. Além de um alta pressão, em que os ventos sopram no sentido anti-horário, mais localizado sobre o mar na altura da Argentina, tivemos a formação de um baixa pressão perto do Litoral de São Paulo. Nele, os ventos sopram no sentido horário.

A posição desses dois sistemas criou um corredor fazendo com que a umidade chegasse "com tudo" à Santa Catarina, potencializando a circulação marítima.

Como fica o tempo nesta quarta-feira

O tempo vai ficar bastante instável em grande parte do Estado, principalmente dos planaltos ao Litoral. Nessas regiões vamos ter variação de nuvens, muitas nuvens em vários momentos, chuva a qualquer hora, períodos sem chuva e até aparições tímidas do sol, já que na terça-feira disseram que ele vinha e ele não apareceu por aqui. Do Oeste, passando pela Serra, até o Sul, o sol aparece entre algumas nuvens, pancadas de chuva isoladas e rápidas estão reservadas entre a tarde e a noite.

Nessas áreas que continuam recebendo esse aporte de umidade, as máximas da tarde vão ficar entre 27°C e 28°C. No Sul e no Meio Oeste os termômetros vão marcar 30°C. Mais calor, de novo, no Oeste, com 33.°C. 

Vento e mar

Os ventos na Faixa Leste vão passar de Leste pra Nordeste durante o dia e vão soprar no direção Nordeste/Norte no Oeste, intensidade de fraca a moderada, mas com rajadas de até 50 quilômetros por hora.

Em todo o nosso Litoral, as ondas estão variando de um metro e meio a dois metros e meio, ondas maiores no Litoral Sul e aqui na Grande Florianópolis. 

Previsão para quinta-feira

Em Florianópolis e no Norte teremos variação de chuva, principalmente no começo e no fim do dia, ainda por causa da circulação marítima. No Oeste, sol entre nuvens. No Meio-Oeste, na Serra, no Norte e no Sul, sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

Pela tarde teremos temperaturas perto dos 30°C em praticamente todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário