terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Estiagem afeta parcialmente a agricultura de Erval Velho

Imagem ilustrativa/Internet
Na manhã desta teça-feira, dia 11, o jornalismo da Rádio Erval FM esteve na EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ Erval Velho, para saber a atual situação que se encontra a agricultura do município diante a estiagem prolongada.

Em entrevista, o Engenheiro Agrônomo Sr. Darci Galio, relatou algumas informações importantes para o homem do campo.

Segundo o Engenheiro, as produções agrícolas em Erval Velho estão sendo parcialmente  afetadas, pois há lugares que chovem mais e outros menos. A área mais afetada está nas comunidades que fazem divisa com Campos Novos. Regiões que ficam próximas a Lacerdópolis e ao Rio do Peixe, estão recebendo mais chuvas.

Darci comentou também que as chuvas passageiras e não volumosas estão ajudando nas lavouras e pastagens, mas a preocupação é enorme quanto a produção de suínos, aves  e leite, onde o consumo de água é grande. Garoas, chuvas fracas e rápidas não melhoram os níveis de água dos poços artesianos que a maioria dos produtores utilizam no meio rural.

Ainda não há perdas expressivas nas culturas mais produzidas no município, soja e milho.

A previsão da EPAGRI aponta que o tempo deve permanecer como está, com pancadas de chuvas isoladas e não expressivas a qualquer hora do dia para Santa Catarina para o mês de fevereiro e março.

A EPAGRI alerta para que os produtores comecem a pensar em ter cisternas em suas propriedades para armazenarem a água da chuva em épocas que ela vem em abundância. Vários programas de linhas de créditos com juros subsidiados serão disponibilizadas aos interessados no sistema de captação e armazenagem de água. Maiores informações podem ser obtidas na EPAGRI de Erval Velho com Darci Galio.


Por: Yuri Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário