segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Estiagem - prejuízos somam cerca de R$ 10 milhões em Abdon Batista

O setor agropecuário de Abdon Batista sofre drasticamente com a falta de chuva que não é registrada há 43 dias de forma significativa na região. Conforme levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, até esta sexta-feira (10), os prejuízos já somam cerca de R$ 10 milhões aos produtores de fumo, grãos, gado de leite e corte do município.

Diante da situação, o prefeito Lucimar Antônio Salmória, esteve reunido nesta sexta-feira com o Secretário de Agricultura, Juliano Mecabô, a coordenadoria regional da Defesa Civil, Epagri e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), para adotar medidas emergenciais. Uma delas poderá ser o racionamento de água na área urbana e no interior do município caso não chova nos próximos dias. Por isso, a orientação é que população utilize de forma racional da água e evite a lavagem de carros, calçadas e quintais, e a troca da água das piscinas.

Entre as outras medidas, estão a utilização de máquinas da secretaria Obras e do caminhão pipa, para abastecer os reservatórios de água dos animais nas propriedades de forma regular para evitar o desperdício.

O decreto de situação de emergência deverá ser encaminhado na próxima segunda-feira (13) para a Defesa Civil do Estado e a orientação, é que os produtores que já registram prejuízos em suas propriedades procurem e informem as suas instituições financeiras de crédito sobre a situação.


Informações prefeitura de Abdon Batista e Rádio Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário