terça-feira, 17 de setembro de 2019

Semana Farroupilha está sendo celebrada


A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrado em 20 de setembro. Esta data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul.

O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o "Decênio Heroico".

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.

O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

A Semana Farroupilha foi aberta oficialmente no sábado (14) em Porto Alegre, com o acendimento da chama crioula no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Quem passou a centelha para o candeeiro foi o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, após recebê-la do grupo de cavalarianos que percorreu 462 quilômetros entre Tenente Portela e a Capital.


Em 2019, a Semana Farroupilha tem como tema " A Vida e a Obra de Paixão Côrtes", que morreu no ano passado, aos 91 anos.

A chama crioula fica no Palácio Piratini até o feriado de 20 de Setembro – ponto alto das comemorações da Semana Farroupilha.

Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.

Fonte: Calendário Brasil e G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário