segunda-feira, 23 de setembro de 2019

FAESC reúne 1.200 produtores em Campos Novos para aprimoramento da pecuária de corte

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promovem nesta sexta-feira (27), em Campos Novos, no meio oeste catarinense, o 2º DIA DE CAMPO E SEMINÁRIO ESTADUAL DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL EM PECUÁRIA DE CORTE. O evento contará com a participação de cerca de 1.200 produtores rurais.

         O Seminário será realizado no Centro de Eventos Galpão Crioulo (margens da BR 470, Jardim Bela Vista) a partir das 9 horas da manhã. As atividades do Dia de Campo serão desenvolvidas na Fazenda do Cervo, na zona rural de Campos Novos, no horário das 13 às 15 horas.

  As atividades serão comandadas pelo presidente do Sistema FAESC/SENAR, José Zeferino Pedrozo, pelo coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (AteG) em Bovinocultura de Corte e vice-presidente de finanças da FAESC Antônio Marcos Pagani de Souza e, ainda, pelo superintendente do SENAR/SC Gilmar Antônio Zanluchi.

O Sistema FAESC/SENAR iniciou em 2016 uma inovação na gestão das propriedades rurais: o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Corte que representa um avanço na capacitação dos produtores rurais, preparando-os para a condução das atividades pecuárias com uma visão empresarial e o emprego de avançadas técnicas de gestão e controle.

Os objetivos do programa são aumentar a produção e a produtividade, melhorar a gestão e incrementar a renda líquida nas propriedades rurais. Os estabelecimentos rurais são assistidos em gestão, genética, manejo adequado, melhoria da nutrição animal e das instalações dos estabelecimentos rurais, através de visitas técnicas e gerenciais mensais no período de dois anos. Durante as visitas técnicas são transmitidas metodologias sobre cálculo de custos de produção, indicadores e análise de dados para planejamento estratégico conforme os pontos fortes e fracos de cada propriedade.

A melhoria genética dos rebanhos é obtida através da inseminação artificial de matrizes bovinas com protocolo IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo). Foram inseminadas 41.109 matrizes desde o início do projeto. Os técnicos atendem os produtores com foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão da empresa rural e técnicas de manejo voltadas às atividades de cada propriedade rural.

O Programa Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte de Santa Catarina é coordenado pelo Sistema FAESC/SENAR em parceria com o Sebrae. Até agora foram atendidas mais de 1.600 propriedades rurais, divididas em 40 Sindicatos Rurais abrangendo 125 municípios das regiões do planalto serrano, oeste, norte, meio oeste, extremo oeste, Vale do Itajaí e sul.

As informações técnicas e gerenciais são lançadas em um software utilizado nacionalmente e que abriga dados de propriedades de todo o País. Com esse recurso, os empresários rurais têm acesso aos indicadores gerenciais da propriedade auxiliando nas tomadas de decisões para melhorar a rentabilidade.

PROGRAMAÇÃO

O evento inicia às 9 horas com recepção e credenciamento.

A abertura oficial está prevista para as 9h30 com manifestação do presidente do Sistema FAESC/SENAR José Zeferino Pedrozo e de autoridades.

A primeira palestra será ministrada às 10h30, sobre o tema “Gestão de Propriedades Rurais”, com Davi Teixeira.

A segunda palestra iniciará às 11 horas, quando Roberto Grecellé explanará sobre “Mercado da Carne, Desafios e Oportunidades”.

O último ato da programação matutina será às 11h30, com o lançamento da Marca Coletiva de Carnes do Estado de Santa Catarina.

Ao meio dia será servido almoço.

As atividades serão retomadas às 13 horas com deslocamento à Fazenda do Cervo (a 8 km do Centro de Eventos Galpão Crioulo). Ali, a visita técnica passará por três estações: Fazenda do Cervo às 13h30, pastagens às 14h e recria e terminação às 14h30.

O encerramento está previsto para as 15 horas.

2º Dia de Campo e Seminário Estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial em Pecuária de Corte.

QUANDO:

Dia 27 de setembro, às 9 horas da manhã.

ONDE:

Centro de Eventos Galpão Crioulo (margens da BR 470, Jardim Bela Vista), Campos Novos – SC.

FONTES:

Presidente do Sistema FAESC/SENAR, José Zeferino Pedrozo,

Coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Corte e vice-presidente de finanças da FAESC Antônio Marcos Pagani de Souza,

Superintendente do SENAR/SC Gilmar Antônio Zanluchi.

MB Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário