sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Estiagem: 15 pontos considerados críticos em Santa Catarina

Foto:Situação do Rio do Peixe, entre Joaçaba e Herval d´Oeste
Devido aos baixos valores de precipitação nos meses de junho, julho e primeira quinzena de agosto, abaixo da média histórica, os regimes hidrológicos dos rios de Santa Catarina estão abaixo da normalidade, apresentando uma situação de estiagem.

As regiões do Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte, e Alto Vale do Itajaí registraram os menores valores de chuva no período. Essa condição de baixa pluviometria reflete na disponibilidade de águas nos rios dos complexos e bacias hidrográficas do Jacutinga, Tubarão, Camboriú, Cubatão do Sul, Peixe, Chapecó, Itajaí-Açú, Canoinhas, Negro e Tijucas.

Atualmente existem 15 pontos de monitoramento hidrológico que são mais críticos em Santa Catarina nos seguintes municípios: Otacílio Costa, Canoinhas, Palhoça, Alfredo Wagner, Chapadão do Lageado, Taió, São João Batista, São Martinho, Tangará, Concórdia, Camboriú e Rio Negrinho.

Previsão do tempo para os próximos 15 dias

Nos próximos dias, os indicativos ainda são de chuva mal distribuída com baixo acumulado no Estado, padrão observado até o momento. No dia 18, uma nova frente fria deve passar por Santa Catarina, com fraca atividade chuvosa (3 a 5 mm e algumas regiões sem chuva). No dia 19 persiste a condição de chuva no estado, com acumulado mais significativo de 30 a 40 mm previsto para o Litoral Sul, e de 5 a 20 mm nas demais regiões. A chuva se estende em todo o litoral no dia 20.



Fonte: Epagri/Ciram/Caco da Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário