segunda-feira, 1 de julho de 2019

Previsão indica chance de neve no Oeste, diz Defesa Civil

As temperaturas ainda não estão tão baixas, mas é bom ir se preparando, pois a semana promete ser muito gelada em Santa Catarina. Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado na noite deste domingo (30), uma massa de ar polar está se deslocando rumo ao estado e vai provocar queda brusca da temperatura a partir da tarde e noite de quarta-feira (3) até o final de semana.

O frio se intensifica e deverá ter o registro de geada ampla Santa Catarina entre quinta-feira (4) e sexta-feira (5), ainda se estende para o sábado (6) e domingo (7), com registro de temperaturas “bem abaixo de 0º”, conforme a Defesa Civil.

Neve 

O ápice do frio intenso previsto para os próximos dias deve ocorrer no início do final de semana. De acordo com a Defesa Civil, os meteorologistas Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer observam o deslocamento de um sistema de baixa pressão entre sexta-feira e sábado, com os ingredientes necessários para nevar em algumas regiões de Santa Catarina. Ou seja, ar muito frio e umidade.

Ainda segundo os meteorologistas, o monitoramento indica possibilidade de neve nas áreas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, mas com destaque para o Topo da Serra. Entretanto, a confirmação do fenômeno deve acontecer no decorrer da semana, especialmente a partir de quinta-feira. “Por enquanto apenas uma tendência”, finalizou o boletim da Defesa Civil.

Serra 

No Topo da Serra a temperatura pode chegar a -8ºC com geada ampla, principalmente entre os dias 6 a 8, onde os termômetros podem registrar entre 0ºC e -5ºC no auge do frio.

Chuva 

Na segunda-feira, chuva avança em todo o Estado com maiores acumulados entre Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul, onde pode chegar a volumes entre 40 a 50 mm de chuva. Devido a maior nebulosidade as temperaturas ficam mais baixas em relação aos dias anteriores.

Na terça-feira, condição de chuva continua em todo o Estado principalmente sobre as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, com volumes elevados no Litoral Sul entre 60 a 70 mm. Há possibilidade de chuva moderada no Litoral Norte.

A tendência é que a chuva persista na quarta-feira, até a quinta-feira. A partir de sexta-feira, haverá melhora do tempo ao longo do dia devido a entrada de uma massa de ar polar, com chance de neve. (Michel Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário