quarta-feira, 12 de junho de 2019

Estado cria 88 mil empregos e 164 mil empresas são constituídas em um ano e meio

Desde que o governo do estado iniciou o processo de desoneração da cadeia produtiva, no começo de 2018, foram criados em Santa Catarina 88.547 postos de trabalho e constituídas 164.035 empresas em todo o estado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc).

Segundo o governo, em abril houve o melhor resultado dos últimos cinco anos na geração de empregos. No acumulado de 2018 foram cerca de 50 mil contratações a mais do que demissões.

A Secretaria de Estado da Fazenda associa os resultados à segurança jurídica que Santa Catarina oferece para as empresas, bem como a cobrança da efetividade do retorno da concessão de benefícios fiscais.

Outra ação citada pelo governo é a revogação da cobrança de ICMS por Substituição Tributária (ST) de diversos produtos. Em abril de 2018 foram retirados da ST produtos alimentícios, materiais de limpeza e utilidades domésticas e, neste ano, contemplados materiais de construção e elétricos, lâmpadas, reatores, tintas, vernizes e similares, além de artigos de papelaria e eletroeletrônicos.

No modelo de ST, o recolhimento de tributos é antecipado, realizado no início da cadeia produtiva. Sem a aplicação do regime, a cobrança do ICMS é feita após a venda ao consumidor final.

A expectativa da Jucesc é que a abertura de empresas em 2019 supere com folga os números registrados no ano passado. (Oeste Mais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário