segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

​Sindicalista de Erval Velho destaca importância do Plano Safra 2019/2020


 A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Erval Velho e coordenadora de jovens rurais da Associação Baixo Vale do Rio do Peixe,Vanessa Parissenti, destacou a reportagem da Rádio Erval Fm, que os sindicatos ligados a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e representantes das Federações Estaduais filiadas, entre elas a Fetaesc, estão finalizando uma pauta com as propostas para o Plano Safra 2019/2020 da agricultura familiar.

Segundo ela, o objetivo é apresentar as reivindicações que expressam a opinião da categoria para o fortalecimento da agricultura familiar, com condições de produção, comercialização, geração de renda, acesso a terra, emprego e desenvolvimento rural sustentável.

Vanessa comentou também que as propostas construídas por meio das demandas das microrregiões serão encaminhadas pela Fetaesc junto à pauta nacional. Entre elas, estão à redução da taxa de juros, aumento do crédito rural e subsídios para insumos agrícolas e energia rural, proporcionando mais benefícios e qualidade de vida aos agricultores familiares de Santa Catarina e do país. Renegociação de dívidas rurais também faz parte da pauta de reivindicações.

A presidente disse que juntamente com a proposta do plano safra 2019/2020, os sindicatos também apresentarão uma proposta para buscar a renegociação das dívidas para os agricultores familiares, especialmente as contraídas no período de 2006 a 2011.

Segundo a sindicalista, se o anúncio do governo federal ficar abaixo das expectativas e necessidades, serão grandes os impactos na produção agrícola e até mesmo na permanência das famílias no campo.

A dirigente sindical informa que são aguardadas algumas novidades para este Plano Safra, entre elas o projeto de habitação rural pelo Pronaf.

Conforme Vanessa, o objetivo é ter mais uma opção de acesso à moradia digna no campo.

Além das propostas para o Plano Safra 2019/2020, que serão entregues ainda neste mês de fevereiro junto ao Ministério da Agricultura, também está sendo elaborada uma segunda pauta para a Agricultura Familiar envolvendo todo o governo.

Maiores informações no Informativo de Erval Velho e região desta segunda-feira (25) a partir das 12h pela Rádio Erval FM.

Por: Yuri Ferrari/Rádio Erval FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário