terça-feira, 14 de agosto de 2018

Homens que aplicaram golpes com cheques em Joaçaba e na região são presos


Estão presos os 5 integrantes de um grupo que aplicou golpes na compra de carros usando cheques sem fundo em vários municípios da região, entre eles Joaçaba. Os investigados foram detidos pela Polícia Civil de Lebon Régis, após aplicarem golpes naquela cidade.

Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início no começo do ano, quando foram registrados dois Boletins de Ocorrência na delegacia de Lebon Régis por duas vítimas dos estelionatários. Segundo elas, receberam como forma de pagamento pela venda de seus veículos dois cheques sem fundos.

Durante as investigações a polícia descobriu que os estelionatários atuavam há bastante tempo, causado prejuízos econômicos para inúmeras vítimas, em várias cidades, entre elas Joaçaba, Curitibanos, Fraiburgo, Correia Pinto, Videira, Caçador, entre outras.

Para se ter uma ideias da ação dos criminosos, somados eles ostentam contra si 46 inquéritos policiais, a maioria se refere apuração de crimes de estelionato.

Como funcionava o esquema

Cada integrante tinha uma atribuição específica. As funções eram divididas e os lucros eram repartidos entre todos. A investigação demonstrou que a sistemática consistia na abertura de contas em diversas agências bancárias, a fim de obter o maior número possível de talonários de cheques, para empregá-los em fraudes futuras.

De posse dos cheques, os criminosos procuravam em sites especializados pessoas anunciando veículos para venda, demonstrando-se interessados. Assim, combinavam o local e realizavam o negócio, cujo pagamento era feito por meio da apresentação de cheques sem fundos.

Os criminosos forneciam nomes e telefones falsos, para preservar suas identidades, dificultar sua localização pela vítima e embaraçar a atividade da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário