sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Projeto conscientizará alunos sobre a importância de tributos

Foto:Divulgação
Neste ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba, em parceria com a Receita Federal do Brasil, a 7ª GERED e a Unoesc, através do NAF – Núcleo de Apoio Fiscal do Curso de Ciências Contábeis, estará promovendo o projeto “O exercício da cidadania passa pela consciência dos tributos”. O projeto será desenvolvido com alunos do 9º ano das escolas municipais e estaduais e 2ª série do ensino médio da rede estadual. Tendo por objetivo instrumentalizar e informar aos estudantes a importância social dos tributos e o exercício da cidadania fiscal.

A ideia é que cada escola participante elabore um projeto dentro da educação fiscal onde sejam trabalhados os temas: consumo consciente, pagamento de impostos, utilização dos impostos para prestação de serviços públicos, sonegação fiscal, corrupção e exercício da cidadania fiscal. “É fundamental exercer o consumo consciente através da inteligência financeira, sendo a educação o único caminho viável, principalmente para o público adolescente, pois aprendendo nesta fase, com certeza terão outro olhar para o consumo e a importância social do pagamento dos impostos”, falou o delegado da Receita Federal, Otto Maresch.

De acordo com a secretária de Educação, Marilena Detoni, ter as instituições como a Receita Federal do Brasil, a UNOESC e a 7ª GERED, como parceiras no projeto, demonstra a importância e relevância do tema a ser trabalhado, pois será um trabalho conjunto visando a educação fiscal e a promoção da cidadania. “O trabalho das escolas em parceria com as instituições propiciará o entendimento da função social dos tributos e contribuirá no pleno exercício da cidadania dos nossos alunos”, destacou Marilena.

Para executar o projeto serão realizadas reuniões para elaboração de um plano de ação, onde serão definidas várias estratégias para implantação da disciplina de Educação Fiscal. Dentre as diversas ferramentas disponíveis existe a previsão da realização de oficinas, gincanas, concurso de redação, visitas técnicas, etc. Neste processo de aprendizagem, alguns produtos apreendidos pela Receita Federal, por contrabando e descaminho, serão utilizados na forma de premiação, visando estimular a participação dos alunos, professores e escolas envolvidas.

O desenvolvimento da cidadania entre os adolescentes, criando a cultura da importância social dos tributos, possibilitará que este futuro cidadão tenha consciência que todo bem público tem um custo e todos são responsáveis pela sua correta utilização.

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário