terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Em pleno verão, Serra catarinense registra geada nesta terça-feira

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi / São Joaquim Online
Mesmo com temperaturas acima dos 30ºC nos últimos dias em Santa Catarina, a geada deu as caras no Estado no começo da manhã desta terça-feira. O fenômeno foi registrado na Serra Catarinense, em cidades como São Joaquim e Urupema. Pelos dados das estações do Ciram, Urupema teve a mínima de 1,4ºC durante a manhã. No Morro da Igreja, em Urubici, a temperatura mais baixa foi de 4,2ºC.

Segundo Bianca Souza, técnica em meteorologia da NSC Comunicação, uma massa de ar seco está sobre o oceano, mas acabou mexendo um pouco com o tempo em Santa Catarina na última noite. Deixou o céu mais limpo e isso fez as temperaturas diminuírem bastante entre a madrugada e o amanhecer.

— É difícil de a geada se formar no verão, mas não chega a ser raro. Com o ar seco, céu limpo e temperatura mais baixa a geada acaba se formando, especialmente nas baixadas. Essa foi uma geada de intensidade bem fraca e não trouxe prejuízos à agricultura — explicou a técnica.

Os 1,4°C de Urupema representam a menor temperatura registrada até agora em 2018. Além disso, segundo Bianca, desde 13 novembro não tínhamos uma temperatura tão baixa assim no termômetro da cidade. Esta foi a segunda vez no ano em que o fenômeno apareceu no Estado em 2018. A primeira ocorreu no início de janeiro, mas intensidade muito baixa.


Fonte: Diário Catarinense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário