quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Morre um dos maiores estudiosos da Guerra do Contestado

Foto:Reprodução internet
O município de Irani perdeu uma das suas grandes figuras nesta quinta-feira, dia 28. O historiador Vicente Telles, 86 anos, estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Francisco e não resistiu.

De acordo com a diretora de Cultura da Prefeitura de Irani, Neiva Basso Zampieri, o historiador foi internado na segunda-feira (25) diagnosticado com um tumor no intestino e metástase no fígado. Ele passou por uma intervenção cirúrgica e estava em processo de recuperação.

Vicente Telles foi um dos maiores pesquisadores sobre Guerra do Contestado, um dos episódios mais sangrentos de Santa Catarina. Ele incentivou a criação de museus e a manutenção do cemitério onde estão sepultados os corpos de pessoas influentes na época da guerra em Irani. Tudo às margens da BR-153, cruzamento com a BR-282.

Telles escreveu músicas, montou encenações teatrais, incentivou os estudiosos e, principalmente ministrava palestras frequentes para crianças e jovens, sempre com seu acordeom, falando das lutas, dos valores e da vida pura dos caboclos expulsos de suas terras.

A relação de Telles com as autoridades políticas era muito próxima, inclusive o deputado federal e ex-governador Esperidião Amim é padrinho de batizado de Vicentinho, que terá o papel a partir de agora de seguir com o legado do pai.


Fonte: Caco da Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário