quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Erval Velho conquista Prêmio Município Sustentável da FECAM


O município de Erval Velho recebeu no dia 20 de outubro, durante o seminário do Encontro Líder em Joaçaba, o troféu de 1ª colocação na Evolução do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS / 2014-2016) da Microrregião da AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense).

O Prêmio Município Sustentável é promovido pela Federação Catarinense de Municípios - FECAM, em parceria com as 21 Associações de Municípios do Estado e tem por objetivo valorizar os municípios catarinenses melhores posicionados no IDMS 2016, apurados conforme as definições da metodologia do IDMS.

O Prêmio Município Sustentável visa: Desenvolver a cultura do planejamento, do monitoramento e da formulação de políticas públicas baseadas nas informações estruturadas que integram o SIDMS; orientar os municípios à executarem políticas públicas que visam o desenvolvimento sustentável e estimular os municípios a elevarem o nível dos seus indicadores, possibilitando que ao logo dos anos haja o avanço no desenvolvimento sustentável dos municípios.

O IDMS de 2016 apresentado pelo Município de Erval Velho é de 0,644. Esse valor corresponde a um aumento de 8,42% com relação ao IDMS de 2014 (0,594), ou seja, o Município apresentou acréscimo em seu processo de desenvolvimento sustentável, obtendo a melhor evolução entre os 13 municípios da AMMOC.

O IDMS é uma ferramenta para a aplicação do conceito de desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território.

Esse índice, ao avaliar o desenvolvimento, configura-se como uma ferramenta de apoio à gestão capaz de evidenciar as prioridades municipais e regionais e situar as municipalidades em relação a um cenário futuro desejável.

A sustentabilidade é entendida como o desenvolvimento equilibrado das dimensões Social, Cultural, Ambiental, Econômica e Político-institucional.

Além do prefeito, Walter Kleber Kucher Junior, estiveram presentes no ato de entrega, o presidente da Câmara de Vereadores, Acyr da Silva e o Secretário de Administração e Finanças, Alduir Mocelin.



Fonte: Prefeitura Municipal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário