terça-feira, 24 de outubro de 2017

Acadêmicas de Psicologias realizam projeto ENSINANDO BOAS MANEIRAS na escola municipal de Erval Velho

Foto: Giseli Borin
As acadêmicas da 8ª fase de Psicologias Giseli Borin, Luana Less e Vanessa Baratieri , sobre orientação da professora Marilda Saccol realizam na Escola Municipal César Avelino Bragagnolo, com alunos do 2º ano o projeto “ENSINANDO BOAS MANEIRAS” com práticas relacionadas à Psicologia da saúde com objetivo de orientar sobre a importância de manter hábitos adequados de higiene e bem estar.

A psicologia da saúde cultiva a ideia de que a saúde e a doença resultariam da inter-relação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais, onde o sujeito é visto de uma forma, levando-se em consideração todos os aspectos inerentes à vida.

A pratica é preventiva e foi estendida para toda a comunidade escolar de maneira lúdica. Lima (1992, p.56) nos diz que o brincar é a forma de atividade humana que tem grande predomínio na infância e sua utilização promove o desenvolvimento dos processos psíquicos, dos movimentos físicos, acarretando o conhecimento do próprio corpo, da linguagem, da socialização e a aprendizagem de conteúdos de áreas especificas.

A escola é, muitas vezes, a extensão de casa e os hábitos que as crianças têm em casa são repetidos na escola e, por isso, é importante que alguns hábitos sejam reforçados. Por isso, é essencial que a higiene na escola seja incentivada e não apenas comentada ou ensinada. De acordo com o Ministério da Educação:

“A educação não deve se limitar a apenas informar, pois somente se tornará efetiva quando promover mudanças de comportamentos. A comunidade escolar não deve apenas contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos relacionados com a saúde. Uma coisa seria ensinar higiene e saúde. Outra coisa é agir no sentido de que todos os que estão no ambiente escolar adquiram, reforcem ou melhorem hábitos, atitudes e conhecimentos relacionados com higiene e saúde.”






Fonte: Giseli Borin

Nenhum comentário:

Postar um comentário