quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Falta de chuva agrava situação dos rios que sofrem com estiagem

Foto:Imagem ilustrativa

Para os dois últimos dias do inverno, quarta e quinta-feira, 20 e 21, a previsão da Epagri/Ciram indica tempo com sol em todas as regiões, com nevoeiro no início do dia e menor nebulosidade no Oeste. A temperatura segue elevada em todas as regiões, com máximas chegando a 35°C.

Para o primeiro dia da primavera, sexta-feira, 22, a previsão é de sol com aumento de nuvens em todas as regiões. Condição de chuva fraca à noite no Sul do Estado. A temperatura diminui um pouco em relação aos dias anteriores.

Para o sábado, tempo encoberto com chuva fraca do Oeste ao Sul, devido à aproximação de uma frente fria do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e chuva fraca à noite. A temperatura estará amena.

Tendência de domingo, 23, a terça-feira, 03 de outubro

A umidade do ar vai retornando gradativamente ao Estado, favorecendo a condição de chuva para SC, de forma mal distribuída, e especialmente nos últimos dias de setembro. As temperaturas ficam mais elevadas no final do período.

Situação dos rios

Uma das preocupações com a falta de chuva são os níveis dos rios em Santa Catarina. O pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, informou que há rios com os níveis de água extremamente baixos. “A chuva prevista para os próximos dias não será suficiente para suprir o déficit hídrico das bacias hidrográficas”, informou.

Os municípios com rios em estado de emergência são: de Forquilhinha, Chapadão do Lageado, José Boiteux, São João Batista, Orleans, São Martinho, Passos Maia, Rio das Antas, Camboriú e Tangará. E em alerta: Otacílio Costa, Canoinhas, Salete, Taió, Timbó, Tubarão, São Carlos, Joaçaba, Concórdia e Rio Negrinho.

Economia de água

Desde a última semana, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) solicita para que a população economize água tratada por conta da estiagem que atinge todas as regiões do Estado.

A orientação é evitar lavar calçadas e carros com mangueiras ou manter a torneira aberta durante a lavagem de louças ou ao escovar os dentes. Desde maio que o volume de chuvas no Estado é considerado abaixo da média.

Fonte: Epagri/Ciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário