sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Fim de semana tem previsão de temporal com vento e granizo em Santa Catarina


Apesar da sexta-feira de céu azul e temperaturas agradáveis no Litoral de Santa Catarina, o fim de semana deve ser marcado por temporal, vento e chance de granizo isolado em todas as regiões do Estado. A previsão da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima, indica que uma frente fira deve passar por SC entre a manhã de sábado e a tarde de domingo.

A tendência é que a chuva comece pelo Oeste e Norte do Estado na manhã de sábado, o fenômeno deve ser moderado a forte, com presença de raios. Nas outras regiões, o temporal deve chegar entre a tarde e a noite, continuando até a manhã de domingo. Há risco de vento de até 60 km/h e granizo isolado. No Oeste e Meio-Oeste, o volume de chuva acumulado pode ficar entre 70 e 100 mm, nas outras regiões, entre 20 e 50 mm.

No domingo o tempo começa encoberto e com chuva, mas melhora no decorrer do dia a partir do Oeste e do Sul do Estado. A temperatura entra em declínio acentuado a partir da tarde, segundo a Epagri/Ciram, por conta do avanço de uma massa de ar frio para o Sul do Brasil.

Ressaca e maré alta

A Defesa Civil também emitiu aviso para as condições do mar entre domingo e segunda-feira. As navegação de pequenas e médias embarcações, assim como as atividades de pesca, ficam desfavoráveis no Litoral de SC por conta do vento com rajadas 50 a 80 km/h e ondas altas de 3 a 4 metros. Também há risco de ressaca na tarde e noite domingo.

A condição dos ventos e ondas, associada à maré astronômica por conta da lua nova, pode causar alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, como a rodovia Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, a Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, e as cidades de Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville e Tijucas.

Fonte: Diário Catarinense com informações Epagri/Ciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário