terça-feira, 18 de julho de 2017

Pelo menos 5 cidades de SC têm registro de flocos de neve na noite desta segunda 17

(Foto: Leonardo Elias Santos/Divulgação)
Pelo menos cinco cidades catarinenses tiveram registros de flocos de neve na noite desta segunda-feira (17), confirmou a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no estado. Houve neve sem acúmulo entre chuva congelada em Irani, Fraiburgo e Água Doce, no Oeste, e em São Joaquim e Urupema, na Serra.

A neve foi registrada por volta das 21h30. Segundo a Epagri/Ciram, as condições de umidade e de temperatura favoreceram o aparecimento dos flocos. A tendência para as próximas horas é de ar mais seco, o que diminui as chances do fenômeno.

A primeira neve do ano no estado foi em 9 de junho.

Neve granular

Santa Catarina também registrou nesta segunda neve granular, às 17h15 em Irani. Conforme a Epagri/Ciram, a característica da neve granular é a forma, em grânulos, diferente da em flocos. Ainda segundo o órgão, outras cidades tiveram na tarde desta segunda chuva congelada: Chapecó e Xanxerê, no Oeste, e Urupema e São Joaquim.

Previsão do tempo

A temperatura deve ficar ainda mais baixa entre a noite desta segunda e a madrugada de terça (18), devido ao avanço de uma intensa massa de ar polar. O vento sul, com rajadas de 50 a 70 km/h, aumenta a sensação de frio.

Com previsão de até -8ºC em cidades da Serra, a terça-feira pode ser o dia mais frio do ano no país. Também há previsão de geada ampla, inclusive no Litoral catarinense, que pode marcar 2ºC.

Estradas congeladas

Existe possibilidade de congelamento nas estradas nas áreas altas da Serra. A recomendação da polícia é que os motoristas trafeguem com o máximo de cuidado, com velocidade reduzida e atenção redobrada.

"Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada. Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista", orienta a polícia.



Fonte: G1/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário