segunda-feira, 17 de julho de 2017

Massa de ar polar traz chance de neve para SC nesta segunda-feira

Temperatura vai caindo ao longo do dia. Na terça (18), temperatura pode chegar aos -7ºC.

A chegada de uma massa de ar polar nesta segunda-feira (17) faz com que as temperaturas caiam ao longo do dia e traz chance de neve para Santa Catarina. No domingo (16), banhistas até curtiram praias do Litoral com temperaturas que chegaram aos 30ºC.

Uma frente fria, sistema de chuva, deixa o tempo instável. "Teremos um dia de muitas nuvens e chuva por todo o estado apesar de ser mal distribuída. Para quem está mais próximo ao Rio Grande do Sul, essa chuva deve ocorrer mais entre a manhã e o meio da tarde. Para quem está mais próximo ao Paraná, a chuva fica mais entre a tarde e a noite", diz a técnica em meteorologia Bianca Soua

Também há previsão de rajadas de ventos que podem passar dos 60 km/h.

O mar também fica agitado, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.

Neve

"Atrás dessa frente fria, temos uma intensa massa de ar polar, que traz previsão de neve para as cidades serranas mais perto das 12h em diante. Há chance de neve também, mas menor, nas cidades do Oeste e Norte, isso mais no final do dia", afirma Bianca.

Neste ano, o único registro de neve no estado foi em 9 de junho

Queda da temperatura

O frio vai ficar mais intenso ao longo do dia. À tarde, as temperaturas ficam entre 7 e 12ºC na maioria das cidades.

"A temperatura baixa ainda mais, e a menor temperatura do dia deve ser registrada no início da noite. Inclusive na Serra, o final do dia deve registrar temperaturas negativas", diz a técnica em meteorologia.

De acordo com a Epagri/Ciram, em São Joaquim, as temperaturas devem ficar entre -5°C e 4°C. Em Urupema, os termômetros devem marcar -3°C.

Terça-feira ainda mais fria e com geada

Na terça (18), o frio fica ainda maior. O dia tem previsão de sol com céu bastante limpo, apenas algumas nuvens no início do dia entre o Vale do Itajaí e o Norte do estado.

As temperaturas ficam ainda baixas no amanhecer em todo o estado, podendo chegar a -7ºC na Serra, -4ºC no Oeste, -2ºC no Norte, 2ºC no Sul e 4ºC na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

Até agora, a menor temperatura registrada no Brasil em 2017 foi de -5,7ºC em Bom Jardim da Serra, no dia 26 de junho.

"Como teremos ar seco e baixas temperaturas está previsto geada forte. Até mesmo em pontos do Litoral pode ocorrer o fenômeno. Durante a tarde, ainda segue frio, com máximas entre 12 e 14°C na maior parte das cidades, sendo que em pontos da Serra a máxima prevista é de 6°C", diz Bianca.

Alerta nas rodovias

A Polícia Militar Rodoviária divulgou no domingo (16) orientações aos motoristas para o tráfego em segurança em caso de neve ou gelo sobre a pista.

“Planeje com antecedência a viagem e evite sair à noite, já que a visibilidade deve estar comprometida. Dirija em velocidade reduzida. Quando ligar o carro, limpe o excesso de neve que estiver no capô e vidros. Ao visualizar gelo sobre a pista, não prossiga”, recomendou a corporação.

Fonte: G1/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário