quinta-feira, 8 de junho de 2017

Joaçaba poderá receber implantação do serviço de cirurgia cardíaca

O convite realizado pelo Magnífico Reitor da UNOESC, o prof. Aristides Cimadon, teve dois objetivos principais: o primeiro foi a apresentação do professor PhD da PUC-PR    e pesquisador Dr. Paulo ​Roberto ​Slud Brofman (atual Presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná​)​​ ​ que ​irá ​incentiva​r​ positivamente o processo de expansão de ensino de Graduação e Pós Graduação do Curso de Medicina​ da Unoesc, sobretudo em parceria com o Programa de Mestrado em Biociências e Saúde, possivelmente como professor visitante.  Já o segundo objetivo está totalmente ligado ao primeiro, e pauta​​ as tratativas da implantação do Serviço de Cirurgia Cardíaca​ (​​ SCC ​) ​na ​cidade ​ de Joaçaba.

​Como este é um  assunto de suma importância​,​ não só para ​a nossa  Instituiç​ão  como para a população​ da região​, estiveram reunidos ​​membros da Unoesc, representantes do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), Clinic​á​rdio Cirurgia Cardiovascular​ do Paraná​, Instituto Coração & Saúde (IC&S) e a Imprensa.

Na reunião que aconteceu na sexta-feira, dia 02 de junho, nas dependências do Centro Administrativo da Unoesc, estiveram presentes, além do Reitor Prof. Dr. Aristides Cimadon, Prof. Osmar De Marco (Procurador Geral Jurídico), o Prof. Dr. Fabio Lazarotti (Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação), Prof.ª Liliane Simara Fernandes (Diretora de Graduação), Prof. Dr. Jovani Antonio Steffani (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde), Prof. Dr. Walter W. Rothbarth (Coordenador do Curso de Medicina); Reuniu também representantes do HUST, o Diretor Geral Prof. Alciomar Marin, Dr. João Rogerio Nunes (Diretor Técnico), a Enf.ª  Patricia Tomazzi (Diretora da Área da Ciência da Vida na Universidade e Coordenadora Padagógica do Hust) membros do Instituto Coração & Saúde, Dr. Antonio de Oliveira Dantas Filho (médico Cardiologista e Diretor), Prof.ª Dra. Simone Dantas (médica Cardiologista e Diretora), Dr. Marcelo Fraga Silveira (médico Cardiologista, Hemodinamicista e Diretor) e Fabiani Fiorio (Administradora - IC&S), e a participação da Imprensa com transmissão ao Vivo pela Rádio Catarinense.

“A possibilidade de implantarmos o Serviço de Cirurgia Cardíaca (SCC) em nossa região será um avanço no atendimento aos pacientes com doenças cardiovasculares. É preocupante o índice mundial de mortalidade por ​essas  doenças", disse o Reitor da Unoesc​ ​ ​Prof ​Aristides Cimadon ao enfatizar a importância do projeto. A Implantação do SCC em Joaçaba, é um assunto que se iniciou há 16 anos, com uma carta de Intenção entre a Unoesc e a Clinicardio Cirurgia Cardiovascular do Paraná do Prof Brofman  O projeto é de expressivo impacto porque atualmente o HUST já atende 55 municípios da macrorregião com uma  população estimada em 600 mil habitantes.

O diretor geral do HUST, Prof. Alciomar Marin, fez uma explanação detalhada sobre os resultados do Hospital em produtividade  por setores  e disse que a reunião possibilita analisar as condições estruturais e operacionais para viabilizar as parcerias. “O serviço vem a somar ao HUST, que já é referência em oncologia e neurocirurgia”.

Na sequência das apresentações, o médico cardiologista Dr. Antonio de Oliveira Dantas Filho, explanou que o Instituto Coração e Saúde é parceiro no projeto, oferecendo serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, o que é imprescindível para a implantação do SCC. Em seguida apresentou estatísticas sobre o quadro  de mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil, o que reforça a necessidade da implantação do projeto.

“Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 349.938 pessoas morreram por doenças cardiovasculares (DCV) em 2016”.

Além das cirurgias e das angioplastias que são soluções eficazes para os pacientes que já estão acometidos pela DCV, a solução para a redução da mortalidade passa primordialmente pela formação de profissionais com foco na prevenção destas doenças. Joaçaba conta atualmente com 11 médicos cardiologistas.

Atualmente os pacientes que são atendidos  com doenças cardíacas agudas em toda a microrregião , são encaminhados ao  HUST. Depois de estabilizados, esses pacientes são   encaminhados, via SAMU ,  ao hospital de referencia do SUS , que fica em Xanxerê. Após a  realização da coronariografia os pacientes são direcionados para tratamento clínico, colocação de stents ou cirurgia de revascularização miocárdica .

Em seguida  o convidado especial, Prof. Dr. Paulo Brofman, reforçou que o projeto atenderá toda a região e principalmente, beneficiará o curso de medicina na formação dos alunos de graduação e pós-graduação, nossos futuros profissionais. Explicou que irá agregar valor aos serviços já existentes no Hospital. “As doenças cardiovasculares são um grande desafio e estamos em evolução, tratando desde pacientes recém-nascidos com defeitos congênitos, até pacientes com idade bastante avançada e por isso, com a implantação do projeto do SCC, iremos criar um grupo novo e organizado para que, até o final do ano, tenhamos capacidade de trazer  cirurgiões cardíacos que venham  somar valor ao grupo já existente daqui, aumentando a  excelência técnica do HUST. "

Os assuntos da implantação do SCC, também levantaram reflexões sobre o modo de atender e acolher bem os pacientes.  Foi enfatizado  a importância do  fator tempo  que é vital quando se trata  do atendimento  aos pacientes  com infarto agudo miocárdico. Quanto mais tempo se demora para o atendimento especializado, maior a mortalidade. Mesmo os pacientes que sobrevivem vão conviver com doenças graves , progressivas como sequela da demora  no atendimento . Há outro fator  que é o desgaste emocional que uma remoção de um doente  grave  acarreta tanto nos pacientes  como nos familiares.

O  serviço de cirurgia cardíaca  no HUST otimizará  esta cadeia de atendimento , beneficiando pacientes, familiares e engradecendo a medicina e o serviço hospitalar  da nossa região.





Fonte: Agencia N'ativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário