segunda-feira, 29 de maio de 2017

Chuva continua nesta semana com volumes mais altos entre terça e quarta

A chuva contínua das últimas 72 horas causou estragos em alguns municípios de Santa Catarina. Em 27 cidades foram registradas ocorrências como deslizamentos, alagamentos, inundações e quedas de árvores. A atenção da Defesa Civil segue voltada para Joaçaba, no Meio-Oeste, Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, onde o nível dos rios estão altos. Cinco abrigos foram abertos preventivamente em Rio do Sul e um em Rio do Oeste.

Conforme a previsão da Epagri/Ciram, nesta segunda-feira (29) ocorrem períodos sem chuva no Estado, no entanto, o solo permanece encharcado, com risco de deslizamentos. Na noite de terça e na quarta-feira, a chuva se intensifica, com possibilidade de temporal isolado e acumulado médio de 10mm a 30mm no Estado.

Na quarta-feira, no Oeste e Meio-Oeste, deve chover de 30mm a 50mm. Do Planalto ao Litoral, a média é de 60mm a 80mm com pontuais maiores, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.

A meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues, informou que a chuva continua nesta semana, com volumes mais altos entre terça e quarta-feira. A condição se dá devido a áreas de baixa pressão que atuam no Estado. A temperatura diminui na sexta e no fim de semana, mas sem frio intenso. “Há melhora no tempo, com sol entre sexta e sábado. O mês de maio termina com chuva e essa condição segue na primeira quinzena de junho”, disse.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina mantém as equipes em alerta devido à influência do avanço da frente fria. Pode haver registro de ocorrências por conta de chuva, granizo e vendaval. Os coordenadores regionais da Defesa Civil SC também acompanham a situação e pedem atenção dos municípios. O Grupo de Ações Coordenadas (Grac) pode ser acionado em caso de necessidade, assim como os fornecedores de itens de assistência humanitária.

Confira abaixo tabela com os maiores volumes de chuvas nas últimas 48h em SC:



Fonte: Epagri/Ciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário