quinta-feira, 18 de maio de 2017

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br. 

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. 

Na cidade de Erval Velho a Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o CREAS, CRAS e Conselho Tutelar veem realizando a mobilização a dias em comércios, escolas, com palestras e também ao vivo no Jornal da Tarde. Nesta quinta-feira (18) foi realizado na Praça São José a distribuição de panfletos com informações sobre o tema da campanha, e contatos, fazendo um convite especial a toda a população para fazer parte desta luta. 

O Município de Erval Velho, Secretaria de Assistência Social, CREAS, CRAS e Conselho Tutelar juntamente com o nosso comércio da cidade, nós da Rádio Erval FM, escolas e muito mais abraçaram esta campanha, abrace você também. Combate a Violência Contra Crianças e Adolescentes uma campanha para toda a vida, seja parte desta luta denuncie, disque 100 ou 3542-1923 e 99914-2191.

Fonte: Sabrina Teodoro/Erval FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário