quarta-feira, 27 de abril de 2016

Amanhecer gelado em SC

(Foto: Leo Munhoz /Agência RBS)
Santa Catarina registrou as primeiras temperaturas negativas do ano na madrugada desta quarta-feira, quando fez – 1°C no Morro da Igreja em Urubici e – 0,2ºC no Morro das Antenas em Urupema. Ao amanhecer as temperaturas tiveram um leve aumento e, às 6h, no Centro de Urupema, o termômetro marcava 0°C. A remota possibilidade de neve não se confirmou, mas algumas plantas amanheceram congeladas nas partes mais altas dos morros.

Enquanto o sol não nascia, o frio foi imperativo na madruga da Serra Catarinense. O único rumor era o vento balançando as árvores ou a chuva que caiu incessantemente até as 4h da manhã em Urupema. No Morro das Antenas, a 1.750 metros de altitude, o vento com média de 40km/h rugia nas torres de telefonia e televisão e derrubava a sensação térmica para -16°C, enquanto arrastava a umidade da densa neblina.

A temperatura de inverno chegou a Santa Catarina, e a previsão indica frio mais intenso para quinta e sexta-feira.

— A quinta-feira será um dia de muito frio e geadas por toda a região Oeste e Planalto. Nesta quarta-feira as máximas devem ficar em 8°C na Serra e as mínimas perto de 0°C — indica o meteorologista da Epagri Marcelo Martins.

Quanto à neve, ainda há remota possibilidade de ela ocorrer nos pontos mais altos e frios do Planalto Sul enquanto a umidade permanecer na manhã desta quarta-feira. Mas a tendência é que o clima se encaminha para menos nebulosidade e fique mais seco e frio. O amanhecer de quinta-feira deve trazer geada em diversas regiões do Estado e temperaturas perto de – 5°C na Serra.

Confira as menores temperaturas registradas até as 7h desta quarta-feira:

Morro da Igreja, Urubici/Bom Jardim da Serra: – 1 °C
Urubici: 0.9 °C
Morro das Antenas, Urupema: – 0.2 °C
Urupema: 1 °C
São Joaquim: 0.8 °C
Água Doce: 1.5 °C, às 3h
Tangará: 2.2 registrado às 0h

Previsão do tempo

Quinta-feira

Expectativa de a quinta-feira registrar o amanhecer mais frio do ano até então com temperaturas negativas na Serra e Oeste por volta dos -5°C. O tempo seco deve também ajudar na formação de geada em diversas regiões do Estado, dando alegria de fotógrafos e entusiastas do frio e preocupação para agricultores. No litoral Sul as mínimas devem chegar perto dos 5ºC. No litoral Leste e Norte as mínimas ficarão por volta dos 10°C.

Sexta-feira
Novamente um amanhecer frio e seco em todo o Estado, um pouco menos intenso que a quinta-feira. Geada nos pontos mais altos de Santa Catarina.

Sábado
O frio já começa a perder força e começamos a ter temperaturas mais elevadas no período da tarde.




fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário