sábado, 28 de junho de 2014

Novo relatório da Defesa Civil mostra 30 cidades atingidas em Santa Catarina

Alguns municípios podem vir a decretar Situação de Emergência nas próximas horas.

Foto: André Arcênio/Especial - DV
A Defesa Civil divulgou o segundo relatório do dia às 10h30min deste sábado, 28, com informações sobre os municípios atingidos pelas chuvas e que decretaram Situação de Emergência. Até o momento são 30 cidades. Destes nove decretaram Situação de Emergência,  são eles, Joaçaba, Palmitos, Rio das Antas, Herval do Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá e Agua Doce. Alguns municípios podem vir a decretar Situação de Emergência nas próximas horas. Ao todo são cerca de 1,4 mil desalojados e desabrigados no Estado.

Os municípios atingidos são: Joaçaba, Palmitos, Itapiranga, Rio das Antas, Águas de Chapecó, Mondaí, São Carlos, Videira, Tangará, Abelardo Luz, Macieira, Concórdia, Ouro, Herval do Oeste, Caçador, Passos Maia, Chapecó, Guatambu, Seara, Taió, Lacerdópolis, Capinzal, Timbó Grande, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre, Itá, Irani e Água Doce.

A Defesa Civil também informou a situação dos rios: Na região do Meio-Oeste, a Bacia do Rio do Peixe se encontrava às 7 horas com 9,08 metros acima do nível normal, mas ele tende a baixar nas próximas horas.  Em Taió, o Rio Itajaí do Oeste estava com 8,77 metros, considerado cota de emergência. A Defesa Civil local acredita que não vai passar de 9 metros. Em Rio do Sul, o Rio Itajaí-Açú está com 8,59 metros, a previsão é que o rio chegue a 10 metros.

Em Itapiranga, no Extremo Oeste, o Rio Uruguai está com 13,88 metros. Em Passos Maia, a informação das 17h45min, de quinta-feira, 26, registrava que o rio estava com 6,11 metros. As leituras foram interrompidas, devido a problemas na régua de medição.

A previsão segundo a Epagri Ciram é de chuva forte com risco de queda de granizo no Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí nas próximas duas horas. Há risco de deslizamentos no Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Confira a tendência de chuva para as próximas horas:

Regiões

Min-Máx


Oeste - 20-50 mm

Meio Oeste - 30-40 mm

Planalto Norte - 20-30 mm

Alto Vale - 20-40 mm

Médio Vale - 20-40 mm

Litoral Norte - 10-20 mm

Grande Florianópolis - 30-50 mm

Litoral Sul - 50-70 mm

Planalto Sul - 40-60 mm

Fonte: Diário do Vale.
Foto: André Arcênio/Especial - DV

Nenhum comentário:

Postar um comentário