sexta-feira, 28 de março de 2014

Projeto Dentista do Bem atenderá crianças de Erval Velho

Segunda triagem mundial aconteceu nesta terça-feira (25). Mais de 270 municípios do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal realizaram a seleção este ano.

Pouco conhecido na região do meio-oeste catarinense o projeto “Dentista do Bem”, atenderá crianças de Erval Velho. Desenvolvido através da Organização Turma do Bem, o projeto conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Atualmente, é a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Uma das mantenedoras do projeto é a marca Oral-B.

O processo de triagem das crianças e/ou adolescentes é simples: um dentista enquadrado no projeto faz um exame visual da condição bucal dos participantes e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. 
Após esta triagem, elabora-se um dossiê de cada participante juntamente com a ficha de avaliação, uma cópia de um comprovante de residência e uma autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia crianças e/ou adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo tratamento bucal. Para facilitar o ao participante que o tratamento seja realizado a Turma do Bem, encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência. 

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo se necessário, radiografias, ortodontia, próteses, implantes, entre outros. 

O projeto em Erval Velho 

Preocupados em prestar um trabalho voluntário a crianças e adolescentes, os profissionais da Clínica Odontológica Top Clin, tomaram conhecimento do projeto em 2012. O trabalho voluntário já vem sendo desenvolvido pelos mesmos dentistas em um consultório da Clínica em Lacerdópolis. Quando souberam que a segunda triagem mundial seria realizada na última terça-feira (25), os dentistas resolveram realizar uma seleção em crianças e adolescentes da Escola de Educação Básica “Prefeito Agenor Piovezan”. Segundo Luciane Contini Senger, gestora da Top Clin, cerca de 100 crianças e adolescentes foram comunicadas da seleção, porém, apenas 21 fizeram-se presentes na triagem. Os dados foram coletados e serão enviados a Organização Turma do Bem que fará uma avaliação, e selecionará quais participantes serão atendidos. Luciane afirma, que cerca de 10 crianças deverão receber o tratamento da Top Clin. Em Erval Velho, os dentistas engajados no projeto são: Dr. Sidnei Senger, Silvia Corrêa e Janaina Wyzykowski.

A Turma do Bem

A turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em 2002, que têm como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da Organização, Dr, Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como empreendedor Social, por seu trabalho à frente da Turma do Bem. 




Fonte: Christian Conte - Jornal Pauta da Semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário