sexta-feira, 21 de março de 2014

Engenheiro agrônomo da EPAGRI de Erval Velho fala sobre atividades realizadas pelo órgão no município

Darci Galio fez uso da tribuna na câmara de vereadores

Na última segunda-feira (17) esteve presente na Câmara de Vereadores de Erval Velho o engenheiro agrônomo da EPAGRI do município, Darci Galio. Durante uso da tribuna, o engenheiro apresentou os trabalhos que são desenvolvidos pelo órgão em Erval Velho. 

As primeiras explanações de Darci se deram a respeito das áreas de atuações do órgão no município. O profissional afirma que a EPAGRI presta assistência nos cultivos de milho, soja, feijão e trigo. Segundo ele, a maioria dos agricultores de Erval, financiam o custo do cultivo na lavoura, uma vez que todas as recomendações técnicas de insumos são analisadas pelo órgão. Darci explica que o banco que libera o financiamento de custeio através do PRONAF (Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar), do Governo Federal, exige que os agricultores realizem uma análise de solo, bem como uma recomendação que é emitida pela entidade “nós fornecemos assistência aos produtores, em relação à adubação, variedade de sementes entre outros fatores responsáveis para a fertilização de cada cultura” comenta Galio. 

O engenheiro afirma que a bovinocultura leiteira também é uma atividade expressiva no município e conta com apoio da EPAGRI. Darci comenta que Erval Velho é um dos municípios destaques na produção leiteira do meio-oeste catarinense “por ser persuasiva, esta atividade é acompanhada por nossa equipe. Alguns trabalhos da Epagri pautam-se em desenvolver técnicas de melhoramento de pastagens, uma vez que a instituição entende que a produção leiteira é qualificada com bons pastos, e a geração através de ração possui alto custo” explana Galio. 

Ainda dentro da bovinocultura leiteira, o pastoreio rotativo, ou seja, a divisão dos terrenos de pastagens, muito desenvolvida pelos produtores em Erval Velho, é acompanhada pela EPAGRI.

Outro assunto apresentando por Darci, durante a sessão, deu-se a respeito dos programas governamentais, onde enquadra-se a distribuição de calcário (mineral). Em 2013, foram distribuídas em Erval, cerca de 1340 toneladas deste mineral, uma vez que cada agricultor possui o direito de utilizar no máximo 20 toneladas. O engenheiro comenta que Erval, é um dos municípios que mais recebe calcário na região. Galio explica que os produtores que solicitam a retirada deste mineral, pagarão somente no ano seguinte o equivalente de duas sacas de milho por tonelada. 

Outro programa governamental oferecido pela EPAGRI é a distribuição de sementes de milho. Darci afirma que este programa também possui subsídio do governo estadual. 

Após suas explanações Darci, agradeceu o presidente câmara de vereadores de Erval Velho, Eder Neris da Silva por lhe conceder espaço, para que pudesse apresentar os trabalhos realizados pela EPAGRI em Erval Velho. 

Fonte: Christian Conte - Jornal Pauta da Semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário