terça-feira, 29 de novembro de 2011

III Colóquio Internacional de Educação teve início nesta segunda-feira

Atividades seguem até a próxima quarta-feira





Iniciou na manhã desta segunda-feira (28) o III Colóquio Internacional de Educação e I o Seminário de Pesquisa Sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. Os dois eventos são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Unoesc com uma programação conjunta. Têm cerca de 400 inscritos provenientes das regiões oeste, meio-oeste, planalto e extremo sul catarinense, do norte e do noroeste gaúcho e do norte do Paraná, sendo estes estudantes e professores da Unoesc e de outras instituições de ensino superior, professores e gestores da rede de educação básica.

A conferência de abertura foi proferida por Almerindo Janela Afonso, sociólogo Doutor em Educação; presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; professor associado da Universidade do Minho, de Portugal, onde leciona desde 1985, é diretor-adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Educação, coordenador do Mestrado em Educação para a Saúde e integrante do Centro de Investigação em Educação.

O conferencista abordou questões atuais relacionadas à regulação e à qualidade da educação. Segundo explicou, a regulação social e política vem sofrendo alterações nas últimas décadas. No início, essa regulação possuía uma incidência muito forte do estado nacional, mas foi evoluindo à medida que os estados nacionais foram perdendo a autonomia relativa – isto é, diminuída a capacidade de decisão autônoma – e as organizações internacionais se tornam mais hegemônicas.

“Temos hoje uma regulação multinível, em que o estado mantém seu poder de regulação articulado com outros parceiros sociais”, explicou o professor, dizendo ainda que as articulações resultantes desse cenário são mais híbridas e heterogêneas e que a avaliação da educação entra no assunto em função de ser um dispositivo utilizado para a regulação.

A abertura dos eventos teve a presença de autoridades acadêmicas, como o Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, que abriu oficialmente os trabalhos. Em seu pronunciamento, ele destacou a importância do trabalho dos profissionais da educação da Unoesc, ao buscarem fazer com que ela seja promotora da melhoria de vida e ascensão social da população. “Vejo a educação como o grande fundamento de uma melhoria da qualidade de vida e do desenvolvendo de uma nação, de uma cidade, de uma comunidade ou de uma pessoa”, disse o Reitor, destacando sua preocupação com a situação da educação básica no país. 

“Que este evento sirva não apenas como levantamento de problemas, mas também para o encaminhamento de soluções, de propostas de novas metodologias, de um tempo mais permanente nas escolas, enfim, que nós aqui caminhemos para uma proposição crítica para que o nosso Estado e o nosso País façam uma grande revolução na educação, a qual não acontecerá senão pela revolução da educação básica”, finalizou o Reitor.

A mesa de honra foi formada também pelos diretores de Graduação e de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus, Ricardo Marcelo de Menezes e Dagmar Bittencourt Mena Barreto; pelos coordenadores da Área de Ciências Humanas e Sociais, Alex Baseggio, e do Mestrado em Educação, Maria Teresa Ceron Trevisol; como também pela professora Monica Piccione Gomes Rios, que representou os integrantes da comissão organizadora do evento.

Ainda estavam presentes a secretária municipal de Educação de Joaçaba, Marilena Detoni, e a gerente regional de Educação, Maria Carlesso Doré, e outras autoridades acadêmicas, como o Pró-reitor Acadêmico do Campus de Videira, Ernani Tadeu Rizzi, as coordenadoras de cursos de Licenciatura no Campus de Joaçaba e nos Campi Aproximados de Capinzal e Campos Novos, Lucivani Gazzola, Noêmia Pizzamiglio e Eliane Marin, o coordenador de Captação de Recursos, Luiz Carlos Lückmann, outros coordenadores de cursos e professores da Unoesc. 

Programação 

A programação do III Colóquio Internacional de Educação e do I Seminário de Pesquisa Sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental segue até a manhã de quarta-feira, com atividades nos três turnos durante esta segunda e terça-feira. Ela pode ser conferida no site da Unoesc, clicando no banner do evento.

Nesta tarde, os participantes estão acompanhando uma conferência sobre a pós-graduação em Educação, formação e valorização do magistério. Quem profere é a professora Dra. Dalila Andrade Oliveira, professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (RedEstrado) e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Após sua conferência, ocorrerá uma sessão especial sobre a trajetória dos 10 anos do Mestrado em Educação da Unoesc e, à noite, ocorrerá uma sessão comemorativa relativa tanto aos 10 anos do Mestrado como aos 35 anos do Curso de Pedagogia da Unoesc Campus de Joaçaba.




Fonte: Bruna Santos de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário