terça-feira, 28 de junho de 2011

Serra do Rio do Rastro interditada devido ao gelo

Pista congelada apresenta risco aos motoristas

A rodovia SC-438, entre os KMs 130 a 137, teve que ser interditada completamente em dois trechos por causa do gelo na pista, formado em decorrência do frio intenso que atinge a Serra Catarinense desde domingo. O bloqueio ocorreu na Serra do Rio do Rastro, entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) do posto de Bom Jardim da Serra, houve acúmulo de gelo em várias partes do trecho, oferecendo risco de deslizamentos e colisões. A primeira interdição ocorreu na noite de domingo, das 20 até a zero hora. Já a segunda foi entre às 7 e 11 horas destas segunda-feira (27).

Conforme o sargento da PMRv, Luiz César Manoel, devido à interdição, houve formação de filas nos dois sentidos da estrada. Para derreter o gelo, foi colocado sal na pista. “O problema foi a água que verteu dos paredões e caiu na pista, congelando em seguida”, disse ele.

O militar informou que, devido ao problema, houveram dois acidentes, mas sem gravidade. Um veículo freou, mas deslizou e acabou batendo na traseira de outro: “Com gelo na pista, a frenagem não funciona, favorecendo os acidentes”, afirmou.

Manoel reiterou que nos dois episódios a polícia esteve no local para colocar sal sobre a pista fazendo derreter o gelo e possibilitando, assim, sua liberação.

Segundo ele, as ações de monitoramente das condições da estrada vão continuar, já que a tendência é que o frio intenso prossiga na região. “Os motoristas devem evitar usar esse trecho até que não haja mais nenhum risco de formação de gelo”, orientou.

Por volta das 16 horas de domingo, segundo o militar, a temperatura média na Serra do Rio do Rastro estava em torno de -1º C, com sensação térmica de -5º C. “O vento também está forte. Isso, aliado ao frio intenso, pode favorecer a ocorrência de gelo na pista novamente”, prevê.

Aulas estão suspensas em três municípios da Serra, por causa do frio

A gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Joaquim, informou que as aulas da rede pública estadual serão suspensas nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema, na manhã desta terça-feira (28), em função das baixas temperaturas.

As secretarias de Educação também cancelaram as aulas na escolas municipais.

Segundo informações da Climaterra, além da ocorrência de forte geada em toda a região da Serra Catarinense, o amanhecer de terça-feira será um dos mais gelados do ano, com temperaturas mínimas entre -11ºC e -2°C na região de São Joaquim.

Fonte: Correio Lageano

Nenhum comentário:

Postar um comentário